As artes, como um todo, possuem um papel importante no desenvolvimento, do berçário ao pré-vestibular, já que, além de despertarem a criatividade, também contribuem com a autoconfiança do aluno e proporcionam mais socialização.

O teatro e a dança são fundamentais na formação cultural, social e psicológica de qualquer pessoa, uma vez que promovem o conhecimento sobre vários aspectos da nossa cultura. É durante o jogo teatral que a criança investiga os fatos, formula hipóteses, identifica as semelhanças e as diferenças entre seus pares e objetos.

Isso não acontece de maneira individual, mas, coletivamente e não é apenas uma forma de divertimento, mas um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual.

O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal, como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização, pois se trata de um precioso recurso para o desenvolvimento da linguagem, diferente da fala e da escrita, aumenta a sociabilidade do grupo e minimiza a timidez.